22 de novembro de 2012

Compulsão!!

Oi Pessoal,

Quando a Vera me convidou para escrever no blog eu fiquei muito feliz, especialmente porque sempre que alguém tenta emagrecer corre pra internet para procurar um regime mágico, ai não dá certo (na maioria das vezes) e normalmente a pessoa logo pensa em buscar um nutricionista (o que é ótimo). Mas muitas vezes só isso não resolve, pois o problema é anterior a questão da alimentação em si, o problema é psicológico!!
Como assim, ser gordo agora é psicológico??
Não!! Mas ser gordo pode ser consequência de um quadro de COMPULSÃO ALIMENTAR.
Com o tempo vocês vão perceber que os posts serão sempre genéricos e se por acaso você se reconhecer indico que busque um bom psicólogo que possa realizar um diagnóstico mais completo e trabalhar essa questão.

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar em que a pessoa consome uma grande quantidade de alimento de uma unica vez ou constantemente, mesmo sem estar com fome e chegando a ponto de se sentir desconfortável. Diferente da bulimia, o individuo não procura purgar o excesso.
Obviamente que este comportamento acaba por desencadear obesidade e diversas doenças relacionadas.
Alguns sintomas de compulsão alimentar são:

- Comer constantemente enquanto houver comida disponível;
- Comer quando está sobre pressão, ou quando se sente diminuído;
- Esconder hábitos alimentares devido a vergonha ou embaraço;
- Ingerir quantidade excessiva de comida, mesmo quando não tem fome.

 Estes são apenas alguns sintomas.

O mais importante é lembrar que estes são os sintomas e a causa da compulsão está associada as questões intimas individuais. Não há medicamento especifico para curar a compulsão e os tratamentos mais indicados são terapia (individual e/ou familiar, grupos, comportamental-cognitiva, psicoterapias psicanalíticas entre outras), acompanhamento médico e nutricional.

Portanto se você se enquadra nesta descrição procure um profissional que possa te orientar e continue seguindo o blog.

Beijos a todos

Vitória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário